Corretor de Seguros: o elo mais forte do mercado
A Lei Complementar 213/25 e a Lei 15.040/24 trouxeram um novo contexto regulatório para o mercado de seguros e terão influência direta sobre a atuação e o futuro do Corretor.
Ambas geram desafios e oportunidades para a categoria, que precisará se adaptar com certa urgência às novas regras e regulamentações. Contudo, o Corretor de Seguros também terá a chance de explorar novos mercados e oferecer serviços mais diversificados.
Novos negócios e clientes virão para quem estiver devidamente preparado.
Portanto, a chave para o sucesso será a capacidade de se atualizar continuamente e de se adequar às novas demandas do mercado.
É importante ficar atento às oportunidades que surgirão no bojo da Lei Complementar 213/25, que regulamenta as cooperativas de seguros e associações de proteção patrimonial mutualistas.
Essa lei estabelece um marco legal claro para a atuação desses segmentos e amplia suas possibilidades de atuação. Isso significa mais oportunidades para os corretores de seguros, que podem explorar novos nichos de mercado, como previsto na lei.
Já a Lei 15.040/24 traz mudanças importantes nos contratos de seguros, que exigem dos corretores de seguros a atualização contínua de seus conhecimentos e práticas para se adaptarem às novas regras e demandas.
Esses desafios podem e devem ser transformados em oportunidades, permitindo ao Corretor de Seguros não apenas explorar novos nichos de mercado, mas também, e principalmente, oferecer serviços mais diversificados e fortalecer a relação com os clientes através de uma atuação mais transparente e segura.
O sucesso dos negócios está na capacidade de o Corretor de Seguros basear sua atuação nesses três pilares.
Para tanto, pode contar com a Fenacor e os Sincors, que estão prontos para oferecer toda a orientação e o apoio necessários aos Corretores de Seguros, garantindo, assim, que estejam atualizados e possam cumprir suas obrigações com êxito.
A Federação e os Sindicatos têm investindo forte na promoção de eventos e na capacitação dos Corretores de Seguros, além da oferta das ferramentas visando melhorar a qualificação e o desempenho profissional.
Não há dúvida ou questionamento sobre a relevância do Corretor de Seguros. Mas, com a evolução do mercado e a implementação de novas leis e normas, é importante que esteja plenamente capacitado para cumprir sua missão como principal elo desse setor, levando para as seguradoras as reais necessidades dos consumidores e trazendo de volta para os clientes as soluções e proteções mais adequadas.
O futuro é muito promissor para a categoria!