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Bradesco Seguros apresenta oportunidades de crosseling nos negócios dos corretores de seguros

28/03/2018

 

A UCS recebeu em seu 2º Trocando Ideias de 2018, no dia 20 de março, o diretor de Mercado da Bradesco Seguros, Leonardo Pereira de Freitas. Acompanhado de outros diretores da companhia, Leonardo comandou um bate-papo com os associados da UCS sobre comportamento do consumidor, novas tendências do mercado, desafios e oportunidades para o corretor.

 

Leonardo Freitas expressou seu sentimento de gratidão com a possibilidade de falar para os corretores de seguros, que “são a distribuição, a essência do negócio”. “Eu poderia falar de todas as novidades que a Bradesco está colocando no mercado, mas achei prudente utilizar o precioso tempo de vocês trazendo uma reflexão sobre tendências, mudanças no comportamento do consumidor e como isso está influenciando o setor de seguros”.

 

“Vivemos tempos de volatilidade e, em momentos de incerteza, é importante investir no diagnóstico para conseguir ser mais assertivo nas soluções. O mundo também está mais complexo, e para entendê-lo precisamos olhar com outros olhos o que nos está sendo posto – muitas vezes não temos coragem de olhar a empresa de maneira despida, de tirar um profissional que não está perfomando, ou ter ações de disruptura, mas quando temos a visão global fica tudo mais fácil”.

 

Ele destacou que o Brasil tem muito potencial para o setor de seguros no futuro. “Quando olhamos para nossas carteiras e vemos que apenas 14% das residências são seguradas ou que apenas 25% da população tem seguro saúde, percebemos o quanto a nossa indústria tem capacidade de crescer. Precisamos estar atentos à forma como nosso consumidor dá informações sobre ele. Muitas vezes encontramos um segurado, que conta que vai ter um filho, damos parabéns, mas não pensamos em oferecer uma previdência, seguro de vida. Também temos que estar atentos às novas formas que o consumidor utiliza para se comunicar, hoje preferem o contato pelo whatsapp e pelas redes sociais”.

 

Entre os ramos de maior campo, ele destacou a previdência. “Previdência é um ramo pouco explorado e que tem enorme potencial no Brasil. Temos que pensar como o cliente vai continuar comprando seguro se ele não tiver sua renda mantida daqui a alguns anos. 75% dos brasileiros não consegue guardar dinheiro, precisamos incutir essa cultura de poupança, são os corretores de seguros que vão realizar este trabalho social”.

 

Ele frisou que para fazer ofertas assertivas é importante estar atento à mudança de hábitos do consumidor. “Os jovens das grandes cidades não querem mais se deslocar, preferem tudo num só lugar: lazer, trabalho e moradia. Preferem aluguel à compra da casa própria. É preciso agregar valor para o cliente, oferecer produtos desenhados de acordo com o perfil e hábitos. Para isso, o corretor deve valorizar o contato com o cliente”.

 

Também destacou que, hoje, inovação é gerar valor para as pessoas. “As insurtechs são a evolução da indústria de seguros, e estão centradas no cliente, que são nativos digitais e engajados, por isso buscam atendê-los online em tempo real”. Outra mudança importante é que a tecnologia vai acabar com o conceito de perfil do cliente apenas pelo CEP, idade, sexo. “Podem ter duas mulheres da mesma idade, morando na mesma rua, com hábitos completamente diferentes. A tecnologia vai possibilitar acompanhar os hábitos de cada um, tornando a avaliação do seguro bastante pessoal”.

 

Leonardo Freitas convidou a presidente Mara a organizar uma equipe da UCS para fazer uma visita à sede da Bradesco em Alphaville e discutir ações de crossellling e venda 360°. “Hoje crosseling está muito no power point e pouco no excel, ou seja, muito se fala, mas pouco se pratica”.

 

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